A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, em deslocação oficial aos Açores, ilha de São Miguel, visitou a Valência da Santa Casa, Valor Acrescentado Social – Projeto Renascer, no dia 5 de Julho, pelas 11h30. Para além de elementos do respetivo Gabinete acompanharam a visita, por parte da Misericórdia, o Provedor, a Diretora Geral, a Representante da Instituição, e a Assistente Social que apoia o Projecto.
Em 2016, a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada (SCMPD), como entidade Promotora e Gestora, iniciou mais uma geração do Projeto Renascer (projeto trianual), tendo transitado da 5ª para a 6ª geração do Programa Escolhas, perfazendo no total o desenvolvimento e execução de três projetos no âmbito deste Programa, coordenado e tutelado pelo Alto-Comissariado para as Migrações. O Projeto Renascer centraliza a sua ação num trabalho de promoção do desenvolvimento de competências pessoais e sociais junto das crianças, jovens e familiares, através da sua participação ativa nas atividades do projeto, de forma a contribuir para a sua melhor integração escolar, social, profissional e comunitária. As crianças e jovens abrangidos pelo projeto são oriundos do concelho de Ponta Delgada, nomeadamente das freguesias de São Sebastião, São Pedro, São José, Santa Clara, e das zonas da Arquinha, Lajedo, Laranjeiras, Calheta e Santa Clara, com idades compreendidas entre os 6 e os 30 anos, na sua maioria são provenientes de contextos familiares com fracos recursos socioeconómicos.
Para o desenvolvimento do projeto, a SCMPD conta com a participação e apoio de um consórcio, designadamente: a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponta Delgada, a Polícia de Segurança Pública dos Açores, a Associação dos Imigrantes nos Açores, a Escola Secundária Antero de Quental, a Fundação Pauleta, a Escola Básica Integrada Canto da Maia, a Escola Básica Integrada de Roberto Ivens e a Escola Secundária Domingos Rebelo. Ao longo do ano de 2016, o projeto interveio com 341 indivíduos, dos quais 297 foram crianças e jovens, 32 familiares e 12 outros.
O Projeto Renascer- E6G assenta em três medidas de intervenção: Medida I- Educação e Formação; Medida III- Participação, Direitos e Deveres Cívicos e Comunitários e Medida IV- Inclusão Digital, para as quais concorrem um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e formativas. No âmbito da Medida I são desenvolvidos diversas atividades, nomeadamente a atividade Apoio Escolar e Estimulação Educativa, com a inclusão da utilização das TIC e o Clube de Pais. No que concerne a Medida III são realizados diversos ateliers: o Atelier dos Bons Valores, o Atelier Recreativo, o Atelier Desportivo, o Atelier Artístico e Cultural, o Atelier de Cozinha e o Atelier Sou Útil. Também são dinamizadas ao abrigo desta medida as atividades O Livro das Nações – Uma Nação para Todos e o Campo de Férias. No que diz respeito à Medida IV, são desenvolvidas atividades que visam desenvolver competências e certificar os jovens em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Diploma de Competências Básicas; Literacia Digital e IT Essencials I (CISCO).