Unidade de Cuidados Continuados Integrados

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada é uma unidade integrada na Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados. De momento, a unidade encontra-se em processo de certificação, no âmbito da humanização e melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde e de apoio social.

A dinâmica da unidade com os utentes regista-se, também, na prática religiosa, na celebração da missa às terças-feiras e sábados, na Capela desta Santa Casa, às 15h30; na participação na Via-Sacra, momento em que é proporcionada a aproximação entre a Escola Profissional da Santa Casa – MEP e os utentes, em missa cantada com os seus alunos, seguindo-se um lanche-convívio, num espírito religioso da Época Pascal. No mês de maio, os utentes também têm oportunidade de assistir à missa organizada pela Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no Santuário.

A par destas atividades, os utentes participam em momentos de convívio e lazer no Lar da Levada, de forma a proporcionar o desenvolvimento de relações interpessoais entre os utentes e as diferentes valências. Proporcionamos lanches, passeios e a participação conjunta no ato religioso do Lar, na celebração da missa, na Capela. Para além disso, também é organizada uma Sardinhada comemorativa dos Santos Populares, em julho, de forma a promover as relações interpessoais e a favorecer sentimentos de interação entre os utentes e o grupo de voluntariado do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

Além de todas as atividades diárias e ocupacionais desenvolvidas para benefício do bem-estar geral dos utentes, a intervenção individual do utente também é centrada ao nível da Fisioterapia, promovendo a melhoria da capacidade funcional e da saúde, na integração dos utentes em classes de movimento, promovendo a mobilidade geral dos utentes e a fomentação do espírito de equipa e interajuda.

Capacidade
  • Longa Duração e Manutenção – 38 camas
  • Média Duração e Reabilitação – 12 camas

Contatos

: 296 628 212

: Campo de São Francisco, s/n
9500 – 153 Ponta Delgada

Guia de Acolhimento